-
Arquitetos: Triangular
- Área: 240 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nicolás Sanchez
-
Fabricantes: Accoya, Acerline, Arauco, Grasstech, Leaf Panel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro desafio deste projeto foi a implantação da casa em uma área com declive acentuado (40% - 50%) para que, assim, se aproveitasse a vista para o Lago Colico que o local oferece. Optou-se por usar muros de arrimo de concreto armado e pela criação de platôs que seguissem a topografia local. Dessa forma, minimizou-se a movimentação de terra e a interferência na vegetação nativa.
Entre os muros de arrimo foram criados os acessos, os espaços públicos da casa (cozinha, hall e sala), terraços e pátios externos. Nessas paredes, sustentam-se caixilhos de madeira e vidro para aproveitar as melhores vistas que o local oferece.
O acesso principal é feito entre esses dois muros, chegando a um hall que oferece vistas com o Lago Colico ao fundo. O hall tem um pé-direito duplo, distribuindo e organizado três espaços: áreas comuns no primeiro pavimento, área para crianças e convidados no segundo andar na parte oeste e, também no segundo andar, o quarto principal a leste. Esta distribuição clara dos espaços deve-se, por um lado, à necessidade da criação de espaços de convivência amplos que fossem amo mesmo tempo tranquilos e independentes; e, por outro, à capacidade de adaptação de usos dos espaços pela variedade de usuários e grande variação do clima ao longo do ano.
A materialidade e as cores escolhidas procuram integrar a casa com a paisagem do entorno. A cor grafite dos pavimentos inferiores camufla os muros de contenção próximos. A utilização do vidro e da madeira nos telhados, beirais e paredes no segundo pavimento, realça o volume da casa apoiado em uma base de concreto.